Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A DITA INCOMPETÊNCIA DE PRETOS E PRETAS ESCONDE A MANUTENÇÃO DE PODER EM MÃOS BRANCAS

 REFERÊNCIAS POSITIVAS QUE PRETOS E PRETAS DESCONHECEM NO BRASIL
por José Antônio Teodoro (Responsável por este blog)

Nós negros brasileiros e em outros países do Ocidente tendemos  a achar que temos vocações específicas para alguns esportes (por exemplo futebol e esportes de velocidades entre outros no Brasil e basquete nos Estados Unidos), danças populares, instrumentistas e cantores no Brasil e nos Estados Unidos.

No Brasil, por exemplo, quando se pergunta a uma criança o que ela quer ser quando crescer, ela responde que deseja ser jogador de futebol, por exemplo.

É que os referenciais de sucesso possível para os pobres estão nessas áreas.

Por outro lado você já chegou a reparar que essas atividades profissionais não estão ligadas àquelas que exigem anos e anos de preparo intelectual que está fora do alcance da maioria dos pobres onde se encontram a maioria dos negros.

E aqueles poucos que conseguem concluir um curso superior?

Você já reparou que a maioria se forma nas áreas ligadas às Ciências Humanas( Ciências Sociais, Geografia e História) entre outras por exemplo?

Por outro lado estamos afastados das áreas das Ciências Exatas Aplicadas e Médicas (Engenharias em Geral  e Química Industrial por exemplo.

Pobres e/ou negros que fazem cursos superiores estamos afastados exatamente daquelas áreas em que se  aprende Matemática Aplicada que são áreas onde se aprende associar informações, criar modelos estatísticos, tirar conclusões e assim ter independência para tomadas de decisões. Igualmente estamos afastados  daquelas áreas de grande prestígio social (Ciências da Saúde tais como Medicina, Odontologia e outras congêneres). Por outro lado também estamos afastados daqueles centros criadores de saberes capazes de definirem para onde vai a Sociedade em termos de formulações políticas, sociais e econômicas  que também nos incluam.


Esse estado de coisas tem feito com que  nós pobres e/ou negros não nos vejamos representados nas formulações das políticas públicas brasileiras há décadas!...

Isto não se altera com nós pobres e negros nos fazendo de coitadinhos vítimas da Cultura Racista gerada pelo escravismo,  nem esperando que "ex-negros" e a maioria dos negros adquiram consciências políticas   das suas negritudes num "passe de mágica", nem respondendo de formas frustradas e raivosas aos desaforos racistas, nem considerando que "todo branco é racista(?)", nem esperando que nossos "algozes racistas" "facilitarão nosso caminho em direções melhores para nós.

Nos últimos 150 anos inúmeros negros e negras no Brasil, no Ocidente e no Continente Africano ao Sul do Saara deram  repetidos exemplos de genialidades - se tivermos saúde, educação,  qualificações profissionalizantes e técnico-científicas além de projetos com estratégias de participação política - SOMOS TÃO PRODUTIVOS QUANTO QUALQUER UM DAQUELES QUE NOS CONSIDERAM INFERIORES.Vejam no nos linques


Há inúmeros outros exemplos de que A NOSSA PRETENSA "INCOMPETÊNCIA"  É DISCURSO DE MANUTENÇÃO DE PODER ECONÔMICO E POLÍTICO


O que impede o nosso progresso é a crença generalizada dos negros brasileiros (inclusive daqueles com bom nível educacional)   QUE A NOSSA REDENÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA, POLÍTICA E CULTURAL ALGUM DIA OCORRERÁ SEM  A PARTICIPAÇÃO DE FORMA INTELECTUALMENTE HONESTA DAQUELES  CAPAZES PROJETAR E ESTABELECER ESTRATÉGIAS DE FUNDAÇÃO DE UM BRASIL INCLUSIVO ASSIM COMO TENTAR FAZER ESTA LUTA SEM A PARTICIPAÇÃO DO POVO.



Nenhum comentário:

 

Web Tracking
Já visitaram...