Páginas

terça-feira, 4 de abril de 2017

Racismo Institucional; quais os critérios de escolhas das grades de ensinos escolares?...



“O RACISMO INSTITUCIONAL E/OU ESTRUTURAL IMPEDEM QUE BRANCOS E NEGROS APRENDAM ESSES FATOS NAS ESCOLAS DE QUAISQUER NÍVEIS DE ENSINOS”
(Compartilhado de https://www.facebook.com/carlosnobre.nobre
Cheikn Anta Diop (1923-1986), senegalês, de muitas aptidões científicas( história, antropologia, arqueologia, física, química) talvez seja o maior intelectual negro da história. Com ele, três grandes teses derrubaram as versões dos intelectuais eurocêntricos.
Através de estudos aprofundados, ele mostrou que os egípicios tinham sido negros, ao contrário do pensavam os estudiosos europeus. Até hoje, em filmes hollywoodianos os egípcios são representados por atores ...brancos.
Ele também foi aquele que demonstrou que a África tinha sido o berço da civilização humana, pois, os primeiros homens, apareceram nela.
Mais tarde, a arqueologia eurocêntrica confirma este fato quando encontram ossadas dos primeiros homens na África.
Diop também alega que na África surgiram as primeiras civilizações da história, dando exemplos palpáveis nesse sentido.
Por causa de suas pesquisas pioneiras, a universidade de Dacar, capital do Senegal, passou a se chamar Universidade Cheikn Anta Diop.
Assim, na extensa obra de Diop, seis grandes eixos podem ser notados, segundo diversos estudiosos de sua obra.
Quais sejam:
a. A origem do homem e sua migração. Refletiu sobre a antiguidade do homem na África, o processo de diferenciação biológica da humanidade, o surgimento do povo berbere na história, identificando os fluxos migratórios importantes e complexidade de grupos étnicos africanos.
b. Parentesco antigo Egito / África negra. Este parentesco é estudado de acordo com os seguintes aspectos enfocados por Diop: a população do Vale do Nilo, a origem da civilização egípcia-Núbia, o parentesco linguístico, parentesco culturais, estruturas sócio-políticas etc.
c. A investigação sobre a evolução das sociedades. Vários estudos importantes de Diop são dedicados à gênese das velhas formas de organização social encontrados nas áreas geográficas no Sul da África e Norte da Europa. Enfoca também o nascimento do Estado, formação e organização dos Estados africanos depois declínio do Egito, a caracterização das estruturas políticas e sociais africanos e europeias antes do período colonial e seu respectivo desenvolvimento, modos de produção, condições sócio-culturais e históricas que levaram ao surgimento da Renascença europeia.
d. A contribuição da África para a civilização. Esta contribuição é processada em muitas áreas: metalurgia, escrita, ciências (matemática, astronomia, medicina, ...) artes e arquitetura, literatura, filosofia, religiões (Judaísmo, Cristianismo , o Islã) etc.
e. Todas as principais questões envolvidas na construção de uma África moderna são abordadas por ele: controle de sistemas educacionais, cívicas e políticas com a introdução e utilização das línguas nacionais em todos os níveis da vida pública; equipamentos de energia do continente; o desenvolvimento de pesquisa básica; a representação das mulheres nas instituições políticas; segurança; a construção de um Estado federal democrático etc.
f. A construção de uma civilização planetária. A humanidade deve romper com o racismo, genocídio e várias formas de escravidão, segundo Diop. O objetivo, segundo ele, é o triunfo da civilização sobre a barbárie. Diop clama para que todas as nações do mundo dêem as mãos para construir uma nação planetária.

Nenhum comentário:

 

Web Tracking
Já visitaram...