Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2017

Brasil; Movimento Nacional pela Valorização do Voto

MOVIMENTO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO VOTO
(José Teodoro Costa)
Companheiras e companheiros; apesar de eu já estar "careca de saber" que "até as cabeças mais bem formadas" - acadêmica, cultural e na boa fé -, elas, por inúmeras razões, têm enormes dificuldades para identificar ideias e propostas que não ferem o raciocínio lógico. Para mim, algumas coisas já estão muito claras e difíceis de serem contraditas sem ferir o bom senso.
A primeira coisa é que, evidentemente, a História da Formação Cultural Brasileira atrelada ao transplante da Cultura Ibérica e, obviamente, ao Eurocentrismo, não pode ser negligenciada por aqueles que quiserem fazer modificações sociais e culturais, em quaisquer níveis, no Brasil. Essas modificações somente são viáveis com reformas profundas nas Instituições Públicas brasileiras, e tais modificações somente podem ser feitas por intermédio de partidos políticos e com políticos enquadrados pelos seus respectivos eleitores.
A segunda coisa é que as ações a favor do estímulo à percepção da necessidade de se exercitar a cidadania repetidamente, ou se faz por determinações institucionais, quando, então, essas mudanças podem ser feitas mais rapidamente; ou se faz mais vagarosamente, por intermédio de trabalhos voluntários apartidários, sendo esses voluntários previamente treinados para isso.
A terceira coisa é que, dentro das realidades atuais em termos de controle dos aparelhos estatais já vindos de décadas e mais décadas de controle por interesses poderosos - culturais, econômicos, políticos e até mesmo geopolíticos -, não adiantará se reclamar que "as grandes mídias brasileiras que atingem grandes massas" são antidemocráticas", uma vez que isso, há muito tempo, já deixou de ser novidade.
A quarta coisa é que a solução para equilibrar o peso desproporcional a favor daqueles interesses poderosos que agem em desfavor do povo está em se informar, formar opinião, expor ideias e fazer propostas, discutir essas ideias propostas feitas, e tirar o máximo de conclusões possíveis sobre como se pode equilibrar os interesses poderosos a favor dos legítimos interesses da maioria dos brasileiros.
A quinta coisa consiste em criar um Grupo Gestor e Formulador de Ações em Nível Nacional.
Esse Grupo Gestor irá elaborar um Programa de Treinamento Funcional para Difusores de Ações, já, antes, definidas.
A chave capaz de abrir o cofre onde estão guardadas as soluções para o controle social dos interesses dos poderosos está em despertar a consciência cidadã do povo brasileiro via articulação de votos de eleitores desde os municípios, passando por regiões, estados e chegando ao nível federal.
Esse "despertar da consciência cidadã do povo brasileiro via articulação de votos de eleitores desde os municípios, passando por regiões, estados e chegando ao nível federal não é impossível de se fazer.
A proposta colocada em discussão é organizar inúmeros pequenos grupos filiados a um Grupo Gestor e Formulador de Ações Básicas.
É essencial que esses Grupos Filiais sejam estimulados a discutirem seus interesses nos níveis já citados acima, e tenham autonomias de ações que possam ser adaptadas às circunstâncias dos locais onde está cada um desses grupo filiados.
Com inúmeros grupos filiados, que tenham liberdades para discutirem seus interesses naqueles níveis já citados antes, e identificados, entre si, por interesses básicos e necessários para manter todos eles juntos, interesses esses pré-definidos por um Grupo Gestor, Formulador e Propositor de Ações Fundamentais - porque são básicas -, É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL NÃO SE CRIAR UM MOVIMENTO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO VOTO.

Nenhum comentário:

 

Web Tracking
Já visitaram...