Páginas

sexta-feira, 6 de março de 2015

Penso, Logo Existo

QUEM NÃO PENSA, NÃO FALA NEM EXISTE
José Teodoro Costa



Como organizador e administrador provisório do grupo “Invisibilidade Negra” conto que esta iniciativa estimule propostas para discussões sobre como podemos achar propostas de caminhos por onde as várias tendências de movimentos negros no Brasil possam caminhar em direção a acordos que deem protagonismo político à Negritude Brasileira.
 É imperioso que se construam algumas ideias, necessariamente poucas, e, por isso, convenientes para facilitar convergências de ideias e propostas sociais e políticas, sobre as quais, por se tratarem de necessidades comuns e fundamentais na vida em sociedade, os adeptos da negritude, logicamente, tendem a ter mais facilidades de se agruparem sob objetivos iguais ou semelhantes.
 Observo que na rede há excelentes ideias e propostas passando despercebidas, porque não há um grupo disposto a debruçar sobre elas, procurando mais informações sobre elas, fazendo contrapropostas, discutindo sobre elas, tirando conclusões sobre elas e, assim, tornando possível apresentá-las de formas simples, claras e concisas aos possíveis interessados aqui na rede.
Estamos perdendo enormes oportunidade de mobilizar todas essas energias mentais, potencialmente criativas, contestatórias e inovadoras, acumuladas por todos usuários em rede, para criarmos ideias que possam servir de subsídios na criação e consolidação de ações de pretas e pretos capazes de encaminhar melhor nossos preitos sociais e políticos.
É necessário que elaboremos uma síntese de Pensamento Social e Político para as lutas pretas antirracistas no Brasil e, assim, podermos discutir de igual para igual com conservadores e adeptos das esquerdas (? ...) das mais variadas tendências.
Sabe-se que os adeptos do "Livre Mercado e do Comuno-Socialismo interpretam suas crenças políticas das mais variadas formas, mas todos eles têm o que nós – adeptos das lutas negras antirracistas -  ainda não conseguimos construir para atingirmos nossos objetivos: ideias e discursos apropriados.  
É discutível achar possível que nós pretos e pretas atinjamos nossos objetivos sem que antes definamos com bastante clareza o que queremos, como queremos e quais estratégias pretendemos usar para atingirmos os objetivos que desejamos.
Sem ideias próprias, ficamos "andando em círculo" e, assim, obviamente a Comunidade Preta brasileira não evolui ou progride mais devagar do que desejamos, porque estamos passando repetidas vezes pelos mesmos lugares andando em círculos.
Assim também ficamos reféns políticos de ideias que não ajudamos construir e apenas servindo de escadas para as raposas políticas – sejam de que espectro ideológico forem – subirem.
Por outro lado, enquanto não criarmos nossas próprias ideias norteadoras das lutas negras antirracistas, nossos adversários continuarão nos menosprezando e achando que a Comunidade Preta brasileira é, de fato, incapaz de criar e aprimorar ideias políticas enraizadas em nossas próprias experiências e, assim, continuarão nos condenando a sermos "engolidos" pelas ideologias políticas que já estão postas à nossa revelia.
Sabe-se que as ideologias políticas que não ajudamos construir já demonstraram que não resolvem, de forma sustentável, a maioria dos problemas que os adeptos das lutas negras antirracistas querem ver melhor encaminhadas a nosso favor, desde quando o Brasil aboliu o trabalho forçado para pretas e pretos e se tornou uma República.
Vamos priorizar a criação da cultura de construção de consensos tomando por base o hábito de identificar as necessidades básicas fundamentais e necessárias à vida que mira permanente a construção de uma civilização que caiba pretas e pretos; cultura esta baseada no respeito mútuo, longe das interferências ideológicas conservadoras ou de esquerdas estranhas às nossas necessidades.
Portanto quem não tem ideias próprias e não sabe construir seus próprios caminhos também não sabe para onde ir, sempre está perdido e formando o grupo das presas fáceis de todos aqueles que, espertamente, já se especializaram e viver e se aproveitar dos desinformados, inconformados, ingênuos e rebeldes sem causas.  Caso contrário as alternativas dos adeptos das lutas negras antirracistas são continuar se conformando com "progressos a passos de tartaruga" e vendo aumentar a distância entre a sociedade composta por nós e a sociedade que a política hegemônica privilegiou, privilegia e continuará privilegiando, caso cada preta e preto continue olhando sempre para seus próprios umbigos.

Nenhum comentário:

 

Web Tracking
Já visitaram...